Principais tendências da Indústria Pet em 2023
Com um valor global de mercado próximo dos US$ 261 bilhões, os especialistas projetam que a indústria pet alcançará a marca de US$ 350 bilhões até 2027, estimulando o crescimento de vários segmentos voltados para a saúde, estética, entretenimento e bem-estar animal.
Portanto, se você trabalha ou planeja ingressar nesse mercado tão promissor, precisa estar por dentro das tendências que prometem movimentar a Indústria Pet em 2023. Confira a lista que preparamos especialmente para você!
1 Alimentos naturais, desidratados e liofilizados para Pet
Os tutores parecem cada vez mais dispostos a pagar caro por alimentos naturais e orgânicos, dando preferência aos produtos que não contenham pesticidas, antibióticos, conservantes, corantes artificiais e outras substâncias que comprometam a saúde e o bem-estar dos seus pets. Alimentos crus, desidratados e liofilizados também estão em alta, uma vez que fornecem aos animais de estimação uma dieta semelhante à dieta selvagem. Com isso, a expectativa para o mercado global de alimentos naturais é movimentar até US$ 22,8 bilhões nos próximos anos.
2 Compras on-line e aplicativos móveis
A chave para expandir seu negócio está na Internet. Estima-se que aproximadamente 40% dos donos de animais de estimação compram alimentos e guloseimas para seus pets de forma online. Entre os principais motivos estão a praticidade e a grande variedade de opções, sobretudo nos serviços de pet food. Já os aplicativos móveis garantem maior proximidade e oferecem funcionalidades que facilitam o dia a dia dos tutores. Outra dica importante é manter-se ativo e relevante nas redes sociais.
3 Suplementos para animais de estimação
Os suplementos para pets estão se tornando cada vez mais comuns nas prateleiras. Eles complementam a alimentação dos animais e podem ser usados para suprir eventuais carências nutricionais, principalmente em fases críticas na vida do animal, elevando a qualidade de vida e a longevidade dos pets.
4 Acessórios customizados para pets
Em 2020, o mercado global de acessórios para animais de estimação foi de US$ 18,25 bilhões, devendo chegar aos US$ 30 bilhões até 2027.
Contudo, os especialistas alertam que os tutores estão cada vez mais exigentes. Não basta atender apenas às necessidades dos pets, os produtos devem se adequar aos ambientes nos quais os pets vivem. Nesse sentido, os acessórios para animais de estimação incorporados aos móveis estão se tornando cada vez mais populares no mercado.
5 Produtos tecnológicos
O mercado de tecnologia para animais de estimação deve crescer a uma taxa de 22% entre 2022 e 2027. A tecnologia oferece aos donos de animais novas maneiras de manter seus pets seguros, entretidos e saudáveis. Entre as principais novidades tecnológicas estão as coleiras com rastreadores, caixas de areia autolimpantes, alimentadores com sistema de cronômetro, microchips, testes de DNA caseiros, esteiras, câmeras de monitoramento, entre outras ferramentas que atendam às necessidades dos pets e seus tutores.
6 Serviços de banho, tosa e pet grooming
Os donos de animais de estimação consideram o banho, a escovação e o corte de unhas benéficos para a saúde e a aparência dos pets e, sem dúvidas, o cuidado com esses aspectos seguirá sendo uma das principais tendências da Indústria Pet em 2023. As previsões apontam para um crescimento de US$ 14,5 bilhões até 2025, registrando um aumento na demanda por produtos de higiene, como xampus e condicionadores para animais de estimação.
7 Brinquedos interativos
Os fabricantes estão investindo cada vez mais no desenvolvimento de brinquedos inteligentes para animais de estimação. Aqui entram os quebra-cabeças, dispensadores de guloseimas, brinquedos ativados por movimento, estações de relaxamento com massageadores, tapetes ranhurados para diminuir a ansiedade, entre outros.
8 Seguro para animais de estimação
Quase um terço dos gastos com animais de estimação vai para a saúde, e embora a medicina preventiva esteja mais acessível, os gastos não planejados com medicação e veterinário podem ser bem caros. É por isso que muitos tutores estão optando pelo seguro para os seus pets.
Ficou claro neste texto que, independente do segmento que você atue na indústria pet, o que não faltará em 2023 são oportunidades para expandir seu negócio, conquistar vantagem competitiva e, consequentemente, aumentar o seu faturamento.